O fio dental é um importante aliado na prevenção e em alguns casos, no tratamento de doenças. Seu uso está diretamente associado com a desestruturação das placas (biofilmes) formadas entre os dentes, ou ainda, entre o dente e a gengiva.
Quanto ao uso em crianças deste importante recurso destaca-se a utilização a partir do momento em que existem dois dentes vizinhos, principalmente, quando nasce os primeiros molarzinhos, que ocorre por volta dos 2 (dois) anos de idade.
Dentinhos próximos podem acumular restos de alimentos que servirão de fonte de proliferação para microrganismos. Estes microrganismos, principalmente bactérias, podem formar um biofilme e inclusive, produzirem um ácido que corroerá o dente causando a cárie.
O fio, assim como a fita dental, em crianças pequenas deve ser usado com o auxílio dos pais, pois a criança pequena ainda não tem a habilidade para realizar o procedimento corretamente sozinha.
Crianças maiores, pré-adolescentes e adolescentes, devem ser estimuladas a passarem o fio diariamente para evitar o aparecimento da indesejada cárie ou doenças como gengivite e periodontite.
Ficou curioso, ou ainda tem algumas dúvidas? Ligue para nós da DENTISTA À SUA PORTA e agende uma avaliação!
51 3626 – 1000.
Dr.ª Camila Milani Gomes
Cirurgiã Dentista
RT CRO 24979
コメント